top of page

 

A primeira experiência

 

O maestro desde tenra idade, quando pertenceu ao Coral de meninos cantores dos “Canarinhos de Petrópolis”, sempre cultivou o “ouvir música”. Um talento precoce, com apenas 10 anos, incentivado por sua mãe que era cantora e pianista, atingiu uma realização muito desafiadora: cantar o solo da Missa em Sol Maior de Schubert. A partir desta grande emoção e sucesso, se apaixonou pela música e esta se tornou sua melhor amiga. Após anos de estudos e dedicação, ao se tornar maestro de grande reconhecimento e renome, regeu numerosos concertos dedicados à crianças, o que chamamos de concertos didáticos, no Rio de Janeiro, em Missouri, na Suíça, na Sala São Paulo, no Theatro Municipal de São Paulo, com diversas orquestras. Toda esta experiência fez com que ele considerasse e agregasse ao projeto a importância das crianças assistirem a um concerto ao vivo. Desta forma, criou em Santo André a “Sinfonietta Educa” e em São Paulo, a “Orquestra Almeida Prado” ;  assim realizou centenas de concertos didáticos com a obra genial “Pedro e o Lobo” do compositor russo Serguei Prokofiev nas EMEIEF´ s onde já se aplicava a protomusicalização.

A partir de 2013, através do convite da Secretaria de Educação de Santo André / Vitalis ao maestro, este assumiu a direção musical das escolas EMEIEFs da cidade. Formou uma competente equipe e com a boa vontade dos (as) diretores (as) e professores (as), implementou as diversas etapas da protomusicalização com imenso sucesso. Os depoimentos dos professores e das crianças são emocionantes, a respeito da transformação positiva que a música é capaz de propiciar.

A EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza, em Santo André, é considerada a escola “modelo” da protomusicalização, pois com muito capricho e dedicação, concretizou os passos orientados pelo maestro. O desafio teve início com o “batismo” de cada espaço da escola com nome de um compositor. Depois, começaram a tocar música clássica no ambiente quase que de forma imperceptível, 24 horas por dia. Em pouco tempo, os resultados começaram a ser notados. 

Fotos "A primeira experiência" e o Projeto "Música nas escolas"

                                         Atividade com argila e a música "Rêverie" de Debussy

bottom of page