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3 etapas de implementação

​"O ser humano possui cinco necessidades básicas: ser útil, ser livre, ser amado, ser elogiado, ser reconhecido.” Dr.Masaharu Taniguchi
  1. Palestra do Maestro Carlos Moreno 

A palestra é organizada em duas  partes, com depoimentos do maestro a respeito do livro, com vídeos descritivos.

Equipamento necessário: Projeção, microfone com caixa, lousa e giz.

2. A música clássica na sua escola

* Concerto “Pedro e o Lobo” com a Orquestra Almeida Prado
 

​* A obra genial “Pedro e o lobo” do compositor russo Serguei Prokofiev vem encantando um número sem fim de crianças pelo mundo.

Nesta fábula musical, ele criou melodias cativantes e belíssimas para cada personagem.

Nas centenas de concertos realizados em Santo André, foi emocionante perceber os olhinhos fascinados das crianças, a emoção e a alegria da primeira descoberta musical . O maestro, com seu carisma e espírito lúdico, sempre conversa inicialmente com as crianças, demonstrando exemplos de cada instrumento da orquestra.

Neste projeto, a idéia é uma pequena orquestra, cujo nome homenageia o grande artista brasileiro, o compositor José Antonio Almeida Prado (suas aquarelas ilustram o livro); 14 músicos mais o narrador. Seguem dois links de versões que foram realizadas pelo Maestro Moreno e a Orquestra Almeida Prado, no Auditório Ibirapuera e em temporada no Teatro Tuca, com Giulia Gam e direção de Muriel Matalon e Ricca produções. Bonecos: Marco Lima.

https://m.youtube.com/watch?v=qwmqoYgi3mg

Giulia Gam narra musical infantil "Pedro e o Lobo". Assista no Mão na Massa

3. Acompanhamento para implementação do Método

 Na página 123 do Livro em questão, constam as oito ações básicas para a implementação da Protomusicalização. São elas:

1 – Aplicação de adesivo nas portas de cada sala com as sete notas musicais em clave de sol e as sete figuras rítmicas e seus nomes. Importante que estejam na altura do olhar das crianças. Cada professor deve, em sua sala, buscar maneiras de complementar a alfabetização com as demais figuras musicais (acidentes, outras claves, linhas complementares, agrupamentos de figuras de valores rítmicos), observando que sejam extraídas de fontes idôneas. Acrescentamos que a utilização de imagens alegóricas aplicadas às claves e outras notações convencionais assim como o emprego de cores em notas musicais para a confecção de móbiles são vistos como caminho lúdico e positivo para a alfabetização musical.

2 – Nomear cada sala de aula por um grande compositor brasileiro ou internacional aplicando uma foto e nome do mesmo. Propõe-se, como atividade lúdica, desenvolver trabalho de pesquisa e vivências com a classe sobre o compositor escolhido como patrono.

3 – Proporcionar música ao ambiente escolar com a intenção terapêutica de gerar paz e tranquilidade para o ouvinte, seja ele aluno, professor, equipe de apoio e pais. Exemplo: -J. Sebastian Bach – Concertos de Brandenburgo de 1 a 6; Antonio Vivaldi – As Quatro Estações; Georg Friedrich Händel – Música Aquática e Música para Os Reais Fogos de Artifício; Wolfgang Amadeus Mozart – Eine Kleine Na- 125 cht Musik, Concerto para Piano no. 6 em Si bemol maior, Sinfonia Paris, Concerto para Violino no. 3; L. van Beethoven – Sinfonia no. 6 ,Pastoral; Almeida Prado – Cenas infantis para Piano solo; Robert Schumann – Cenas Infantis; Johann Strauss - Valsas e Marchas Vienenses; Johannes Brahms – Wiegenlied, Frederic Chopin – Noturno no 2 para piano solo; Claude Debussy – Children´s Corner, Heitor Villa-Lobos –

Bachianas Brasileiras nº. 2.

 4 – Criar um horário na semana como momento coletivo para se escutar música. Vale aqui esclarecer o conceito de ouvir e escutar. Neste dia com horário pré-definido, recomenda-se aumentar o volume a fim de que todos participem com atenção. Diversas atividades lúdicas podem ser inseridas neste momento: atividades artísticas paralelas que captem a impressão de cada um sobre o que está sendo escutado: Ludwig van Beethoven – Sinfonias 1 a 9, Peter I. Tchaikovsky – O Quebra Nozes, Sinfonias de 1 a 3; Sergei Prokoviev – Pedro e o Lobo; Frans von Suppé – Cavalleria Leggera; Maurice Ravel - Mamãe Ganso; Camille Saint-Saëns – Carnaval dos Animais; e um universo vastíssimo de boas possibilidades. Consulte o professor de música mais próximo. (Sobre o que nomeamos como música clássica: é a música que supera a moda aplicada a uma geração se estabelecendo como patrimônio artístico da expressão a serviço de toda humanidade.)

5 – Uma vez por semana projetar em espaço comum filmagens de apresentações com orquestras e grupos menores, buscando preferencialmente aquelas executadas por crianças. Isto porque crianças tocando exercem a outras crianças um fascínio diferenciado.

6 – Convidar músicos, grupos e orquestras para realizarem concertos didáticos de encantamento. O objetivo é proporcionar um contato da criança com os diversos instrumentos musicais no seu território educacional.

7 – Ao se desenvolver a transmissão das cantigas folclóricas, com suas brincadeiras que envolvem a dimensão corporal, sempre se deve ter cuidado para não comprometer a saúde vocal das crianças. A diferença entre o cantar e o gritar é simples e fundamental nestas brincadeiras, observação que também se aplica aos hinos cultivados na escola. Importante se ter o senso do cuidado artístico e do gesto musical aplicado a todos os resultados. Uma vez em visita ao projeto Volta Redonda Cidade da Música e assistindo a uma aula de música nas escolas desta cidade com a Professora Sara Higino, aprendi sobre as palmas cantantes e a marcha cantante. Mesmo o ruído percussivo do bater palmas ou os pés no chão podem ter diferentes intensidades e serem aprendidos como gestos de efeito artístico musical. Pense sobre isto.

 8 – Organizar, com regularidade, passeios escolares de visitação aos teatros e salas de concertos, em dias de ensaios e espetáculos, com programas dirigidos preferencialmente às crianças.

Equipamentos necessários:

-adesivos para cada porta de salas de aula ou outros espaços da escola, contendo os nomes dos compositores e notações musicais.

-equipamentos de som de boa qualidade.

-aplicativos de música como Spotify ou outros.

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